Neste módulo, é possível definir as permissões de acesso para cada usuário do sistema, para evitar acessos indevidos às informações gerenciadas. A forma de controle deste recurso baseia-se em Habilitar, Desabilitar ou Esconder módulos dos sistemas de acordo com o tipo de usuário.

Essa restrição de acesso é opcional. Ao cadastrar um usuário, automaticamente, é definido o livre acesso a todas as permissões disponíveis. Se desejar não restringir o acesso, basta deixar todas as permissões habilitadas.


 

Cadastrar Usuário


  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Novo.

  4. Preencha as informações do usuário.
  5. Determine os acessos do usuário aos módulos do sistema, no grupo Permissões.
    • Clique com o botão direito do mouse no módulo para definir as opções:

      OpçãoDescrição
      HabilitarHabilita acesso à função e permite a utilização por completo.
      Desabilitar

      desabilita acesso à função. Significa que o usuário poderá visualizar o botão, mas não conseguirá abri-lo.

      Esconder

      Oculta a função do sistema. Será útil se o administrador quiser que outros usuários desconheçam sua existência.

      Solicitar outro loginSolicitará o login de acesso para habilitar o módulo.
  6. (Opcional) Selecione as empresas em que o acesso será permitido para o usuário, no quadro Empresas.

  7. Clique em Gravar.


Editar Usuário


  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Editar.

  4. Realize as alterações necessárias.

    Para desativar um usuário, marque a opção Usuário Desativado localizado no canto superior direito. Para reativá-lo, basta selecionar o login e clicar no botão Reabilitar.

  5. Clique em Gravar.


Duplicar Usuário


  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários

  3. Clique em Duplicar  .

  4. Clique em Gravar.


Excluir Usuário


  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.


Opções


  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Opções.
  4. Determine as restrições dos usuários, na aba Segurança.

  5. Configure as permissões dos usuários à novas empresas, na aba Cadastros.

    Marque a opção Habilitar a aba usuários somente para o supervisor para que somente o usuário supervisor tenha permissão para editar as restrições de usuários pelo cadastro de empresa.

  6. Clique em Gravar.


Auditoria 


Nesta rotina, será possível conferir as mensagens de erros, avisos do sistema e outros eventos armazenados.

  Este recurso trará os eventos que aconteceram no sistema, como por exemplo, a hora em que foi iniciado e quem o estava utilizando, permitindo identificar se um usuário apagou algum registro e se foi gerado erro ou perda de dado em virtude disso

.

  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Auditoria.
  4. Selecione os tipos de eventos que deseja visualizar, no campo Filtro.
  5. Determine o período pertinente aos eventos sobre os quais deseja obter informação.
  6. (Opcional) Para uma filtragem ainda mais direta, preencha o campo Pesquisa no texto da descrição com algo que conte na descrição do evento.
  7. (Opcional) Selecione Exibir nome da categoria na coluna para mostrar, além do ícone da categoria, o nome.
  8. Clique em Filtrar para visualizar o resultado da pesquisa.

Relatórios


Nesta rotina, será possível emitir um relatório de acesso de todos usuários que foram definidos em Opções.

  1. Clique na aba Arquivo, no menu do Bank Folha.

  2. Clique em Tabelas / Usuários.

  3. Clique em Relatórios.
  4. Selecione o tipo de relatório.
  5. Clique em Concluir.