SPED ECF - Como gerar SPED ECF situação especial Inclusão no Simples Nacional
1º Passo: Acessar o módulo SPED ECF
- No sistema contábil acesse a Aba Declarações digitais.
- Em seguida clique em SPED ECF.
- Informe a empresa e a data da escrituração.
- Em situação especial e outros eventos, marque a opção Inclusão no Simples Nacional.
- Configure as opções de acordo com os parâmetros da empresa.
- Selecione o diretório onde será salvo o arquivo e avance.
2º Passo: Informar os parâmetros de tributação
- Verifique se a forma de tributação da empresa está correta.
- Informe o Regime de conhecimento e o Tipo de escrituração.
- Conforme as configurações realizadas, serão liberados alguns campos específicos.
- Verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.
- Em seguida avance para a tela de parâmetros complementares.
- Informe a alíquota e verifique as opções complementares disponível.
- Se a empresa em questão se enquadrar em alguma opção, marque e depois clique em Processar.
3º Passo: Gerar o arquivo
- Na tela de escrituração será informado se foi encontrado algum erro.
- Se não tiver erros, clique em Gerar o arquivo.
- Se tiver, clique em Escrituração, em seguida sobre o registro e corrija o erro.
- Clique em Fechar e depois em Gerar o arquivo.
Após a geração do arquivo, serão apresentadas as pendências, se houverem, e o resultado da geração.
Clicando no em Escrituração, serão exibidas as abas com os registros presentes no arquivo, de acordo com o que foi configurado na tela de Parâmetros de tributação e Parâmetros complementares. Verifique se todos os registros necessários estão preenchidos corretamente.
Como gerar SPED ECF situação especial Inclusão no Simples Nacional?