SPED ECF - Como configurar o sistema para levar o LALUR e LACS na ECF


1° Passo: Acessar o Lalur Lacs


  1. Clique na aba Livros e Relatórios -  Lalur Lacs.
  2. Informe a empresa. (É possível realizar os lançamentos de forma consolidada, para isso marque a opção Consolidado e selecione a empresa).

  3. Informe o período de apuração trimestral ou anual.
  4. Selecione o tipo de imposto, se 'IR' ou 'CSLL'.
    • Para a geração do e-LALUR, selecione a opção IR; 
    • Para a geração do e-LACS, selecione a opção CSLL
  5. Clique em Processar.




2º Passo: Configurar Alíquotas e o Plano de contas


Se o usuário estiver acessando o módulo pela primeira vez no período informado, serão habilitadas as configurações na tela inicial. Se não for clique na opção Configurações.

  1. Clique em Configurar alíquotas gerais, preencha os campos IR, Adicional de Imposto e CSLL.
  2. Em seguida clique em gravar.
  3. Clique em Configurar Plano de contas. 
  4. Informe a conta de Imposto por antecipação para 'Imposto de Renda' e para 'Contribuição social sobre o lucro líquido'.
  5. Vincule as contas de 'Retenções' e 'Provisões'.
  6. Clique em gravar.


3º Passo: Configurar Lalur/Lacs na empresa


  1. Clique na aba Lalur/Lacs e em seguida em Nova Vigência.
  2. Informe o ano que deseja cadastrar e clique em Gravar
  3. Insira as configurações para o ano vigente. 
  4. Informe o período de apuração, se Anual ou Trimestral.
  5. Informe a Qualificação da pessoal jurídica e as alíquotas. 
  6. No campo 'Guia DARF' devem ser informados os códigos de receita da DARF de IRPJ e CSLL.

  7. Em seguida clique em Gravar.

Os códigos informados no campo 'Guia DARF' serão importados do sistema Fiscal. Os mesmos não serão demonstrados se o Contábil não estiver integrado ao sistema Fiscal da Alterdata.



4º Passo: Configurar contas da Parte B.


  1. Clique em Configurar contas Parte B - Novo
  2. Selecione a conta a ser cadastrada. ( A conta do próprio plano de contas, não terá impacto no saldo da conta na movimentação contábil)
  3. Marque se a conta será utilizada para o Lalur ou Lacs, ou ambos.
    • Se for marcada a opção Lalur a conta será exibida apenas na parte B do Lalur. 
    • Se for marcada a opção Lacs, a conta será exibida na parte B do Lacs 
    • Se forem marcadas as duas opções, a conta será exibida na parte B do Lalur e do Lacs.
  4. Informe a data inicial do saldo e o valor saldo inicial - clique em gravar.
  5. Volte a página inicial e clique em Processar.

A conta padrão da Parte B vai determinar quais fichas de relacionamento poderão ser vinculadas na hora de realizar o lançamento. Ex: Para Lalur selecionamos a conta 1.000 (Prejuízo Fiscal Operacional - Atividade Geral) e para Lacs a conta 1.003 (Base de Cálculo Negativa da CSLL - Atividade Geral). Ao realizar o lançamento na Parte B com reflexo na parte A o sistema apresentará as fichas que tem relação com a conta selecionada.

5º Passo: Realizar os lançamentos na Parte A


  1. Clique na opção Parte A.
  2. Em seguida clique em Novo Lançamento 
  3. Selecione uma das opções: Com conta contábil - Sem relacionamento
  4. Informe a conta do plano de contas a ser utilizada na parte A do Lalur/Lacs.
  • Se for marcada a opção "Definir relacionamento ECF para todos os lançamentos", deverá configurar uma conta de relacionamento para todos os lançamentos.
  • Se for marcada a opção "Definir relacionamento ECF por lançamento", deverá configurar uma conta de relacionamento para cada lançamento.

        5. Após realizar o relacionamento, clique em Gravar.

Lançamentos na Parte A - São lançamentos que vão impactar no cálculo do imposto do IR e CSLL no período atual. Vão aumentar ou diminuir o lucro antes do IRPJ.




6º Passo: Realizar os lançamentos na Parte B


  1. Clique na opção Parte B.

  2. Clique em Novo LançamentoCom reflexo na parte A ou Sem reflexo na parte A. 
  3. Clicando em Sem reflexo na parte A, informe a data do lançamento, o valor, o indicador do lançamento, a conta da parte B e a sua contra partida.

  4. Clicando em Com reflexo na parte A, informe a conta da parte B, o relacionamento ECF e o valor.

  5. Após realizar todos os lançamentos volte a tela inicial e clique em Processar.

  6. Em seguida clique em Salvar.  Ao gerar a ECF as informações serão levadas automáticamente.


Lançamentos na Parte B sem reflexo na Parte A - São lançamentos que não vão impactar no cálculo do imposto do IR e CSLL no período atual. Os saldos serão acumulados e utilizados em períodos posteriores (Registro M410).

Lançamentos na Parte B com reflexo na Parte A - Assim como os lançamentos na Parte A, vão impactar no calculo do imposto do IR e CSLL no período atual, aumentando ou diminuindo o lucro antes do IRPJ.


7° Passo: Importar retenções no módulo


Na tela principal do módulo, temos também temos opção para Importar Retenções do sistema escrita fiscal.

Para realizar a importação das retenções, siga o passo a passo abaixo :

  1. Na tela inicial do módulo clique na opção Importar Retenções.
  2. Selecione o arquivo que deseja importar do Fiscal e clique em Concluir.
  3. Ao retornar a tela do módulo, clique novamente em Processar para que o sistema recalcule os valores de retenções que foram importados. 

Esta opção é a mesma contida do módulo gerador da ECF e importará as informações contidas na base de dados do sistema escrita fiscal Alterdata, trazendo dados do registro Y540 "Demonstrativo do IRPJ e CSLL Retidos na Fonte (Lucro real anual) "



Como configurar o sistema para levar o lalur/lacs para o SPED ECF? Como devo configurar a Parte B ? Quais configurações eu faço na Parte A ? Aonde eu poderia importar as Retenções no módulo? Parte B do lalur? registro M410?