SPED ECD - O encerramento de exercício foi feito sem a conta de apuração cadastrada no plano de contas.



Motivo da ocorrência


  • Para realizar o encerramento de exercício da empresa é necessário que seja informada a conta de apuração,essa conta pode ser informada no cadastro do plano de contas da empresa ou no momento de realizar o encerramento de exercício,porém as empresas que geram o SPED ECD levam o registro do plano de contas,sendo assim é necessário que tenha a conta de apuração informada no cadastro do plano de contas para que o registro fique completo.
  • Caso a conta de apuração não esteja informada no plano de contas da empresa,irá ser demonstrada a mensagem "O encerramento de exercício foi feito sem a conta de apuração cadastrada no plano de contas." na tela de pré-validação do SPED.



Corrigindo a ocorrência


Para corrigir a ocorrência em questão,siga o passo a passo abaixo :

  1. Abaixo da ocorrência "O encerramento de exercício foi feito sem a conta de apuração cadastrada no plano de contas"  verifique o código e o nome do plano de contas sem a informação da conta de apuração.
  2. Em seguida acesse o sistema WPHD(AlterdataPack),na aba cadastro opção Plano de contas.
  3. Dentro do cadastro do plano de contas clique na aba Definição.
  4. No quadro Contas de resultado,informe a conta de apuração usada para o encerramento de exercício e grave.
  5. Acesse o sistema Contábil e faça a geração de um novo arquivo SPED ECD  (Não é necessário refazer o encerramento de exercício).

 

 



O encerramento de exercício foi feito sem a conta de apuração cadastrada no plano de contas? Onde informar a conta de apuração para a ECD?