Motivo da ocorrência
Quando a empresa trabalha com centro de custo nos lançamentos,é necessário que uma vez utilizada centro de custo para determinada conta,a mesma utilize centro de custo em todos os lançamentos do período.Caso tenha contas que em certos lançamentos é utilizado centro de custo e outros não,apresenta a mensagem "Lançamentos sem centro de custo para a empresa XXXXX." onde o XXXXX é substituído pelo código da empresa que está gerando o arquivo SPED ECD.
Identificando lançamento sem centro de custo
Para identificar o lançamento sem centro de custo,deve-se verificar as informações passadas abaixo da ocorrência,pois será demonstrado o lote,data do lançamento,conta e valor. Dessa forma podendo fazer os devidos ajustes dentro do sistema.
Corrigindo ocorrência
Para corrigir a ocorrência em questão após identificar as informações do lançamento,conforme passado no tópico Identificando lançamentos sem centro de custo,siga o passo a passo abaixo :
- Acesso o sistema Contábil na aba Lançamentos,opção Abrir.
- Acesse o lote em que foi identificado o lançamento sem centro de custo.
- Identifique o lançamento em questão dentro do lote,conforme dados informados na ocorrência.
- Em seguida ao lado da conta sem a informação de centro de custo,clique no botão centro de custo .
- Informe o centro de custo correto para a conta,de forma que a porcentagem de centro de custo fique igual a 100%.
- Após fazer o ajuste em todos os lançamentos necessários gere um novo arquivo SPED ECD para importação no PVA.