Autor do artigo: Brendasilva.sup.pack
É possível gerar a ECD com o período menor que um ano ?
A geração do arquivo Sped ECD menor que o período de um ano, só poderá ser acometida quando se tratar de situação especial prevista no manual como Cisão, Fusão, Incorporação ou Extinção. Ou quando houver troca de contador durante o período da geração do arquivo.
Geração de arquivo com Situação especial
Para gerar o arquivo que sofreu alguma Situação Especial durante o período da escrituração, acesse:
- Contábil > Declarações Digitais > Sped ECD e Fcont
- Informe a empresa, período e avance para a tela seguinte
- Na tela Sped configurações > Irá preencher no campo Situação especial a opção que levou a empresa a gerar o arquivo menor que um período completo anual
- Após avance até a geração do arquivo e importe o arquivo no PVA para validação
Geração de arquivo com Troca de Contador
Quando há troca de contador durante o período da escrituração, cada contador ficará responsável pelo período que efetuou a contabilidade da empresa para o Sped ECD.
Lembrando que o contador que ficou com a contabilidade da empresa no final do período anual, terá que realizar o vinculo do Registro I157 para vincular as contas do antigo plano de contas com o plano de contas atual.
- Caso tenha ficado com a contabilidade da empresa no inicio do período basta gerar o Sped ECD com a data correspondente com o campo Situação de início do período Normal e gerar o arquivo normalmente.
- Caso tenha ficado com a contabilidade da empresa no final do período gere o Sped ECD com a data correspondente com o campo Situação de início do período Normal, avance para a tela Sped - Configurações e marque a opção Enviar alteração de plano de contas (registro I157).