Dica criada por Yago.sup.pack com a colaboração de Marco.sup.pack
Motivo da ocorrência
No Registro I157, não é permitido que haja contas com o mesmo código de chamada no Plano Contas atual e no Plano Anterior. A existência de contas com códigos duplicados pode resultar em erro ao importar o arquivo no Validador da Escrituração Contábil Digital (PVA) da Receita Federal.
Como verificar os códigos duplicados das contas no I157
Para verificar a duplicidade nos códigos das contas do SPED ECD, siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Contábil;
- Clique na aba Declarações Digitais e na opção SPED ECD e FCONT;
- Depois, clique na opção Configuração Registro I157;
- Informe a Empresa e o Período de geração da ECD;
- Clique em Consultar ou use o botão Importar ECD anterior ;
- Será apresentada a tela Apuração de contas com códigos duplicados. Nas colunas Código da Conta no Período Atual e Código da Conta no Período Anterior serão listados os códigos repetidos. Anote os códigos duplicados e clique em Fechar;
Como criar as contas para ajustar os códigos duplicados
Para realizar o ajuste das contas é necessário criar uma nova conta no Plano de Contas. Para realizar a criação de uma nova conta, siga o passo a passo:
- Acesse o sistema Contábil;
- Clique na aba Declarações Digitais e na opção SPED ECD e FCONT;
- Depois, clique na opção Configuração Registro I157;
- Informe a Empresa e o Período de geração da ECD;
- Clique na opção Plano de Contas ; e depois no botão Novo
- Preencha as informações da conta e em Tipo de Conta, marque a opção Analítica;
- Clique no botão Gravar.
Não é necessário criar uma nova conta para as Contas Sintéticas, pois o sistema permite que apenas seja alterado o código de chamada no seu cadastro. Nesse caso, abra o cadastro da Conta Sintética e altere o código de chamada da mesma. Mas atenção, não execute esse procedimento em Contas Analíticas.
Como substituir o movimento entre as contas para ajustar os códigos duplicados
Após criar as contas é necessário levar o movimento da conta com o código duplicado para a nova conta criada no passo a passo anterior. Veja a seguir, como realizar o procedimento:
- Abra o sistema Contábil;
- Acesse a aba Manutenção;
- Clique na opção Substitui Contas;
- Informe a Empresa e no campo Substituir de: informe a conta de origem e no campo Para: indique a conta de destino do movimento;
- Informe a opção Lote e/ou Período de Apuração (Deve corresponder todo o período que a conta recebeu lançamentos).
- Clique no botão Concluir.
Antes de realizar o procedimento acima, por segurança, realize um Backup. Em caso de dúvidas, clique aqui.
Utilizar o Substitui Contas em contas que possuem lançamentos gera diferenças de saldos e resultados. É recomendado refazer o Encerramento do Exercício após a alteração. Em caso de dúvidas, clique aqui.