SPED ECD - Atenção! Existem contas no Plano de Contas atual com o mesmo código do Plano de Contas anterior

Dica criada por Yago.sup.pack com a colaboração de Marco.sup.pack

Motivo da ocorrência


No Registro I157, não é permitido que haja contas com o mesmo código de chamada no Plano Contas atual e no Plano Anterior. A existência de contas com códigos duplicados pode resultar em erro ao importar o arquivo no Validador da Escrituração Contábil Digital (PVA) da Receita Federal.





Como verificar os códigos duplicados das contas no I157


Para verificar a duplicidade nos códigos das contas do SPED ECD, siga o passo a passo: 

  1. Acesse o sistema Contábil;
  2. Clique na aba Declarações Digitais e na opção SPED ECD e FCONT
  3. Depois, clique na opção Configuração Registro I157;
  4. Informe a Empresa e o Período de geração da ECD;
  5. Clique em Consultar ou use o botão Importar ECD anterior ;
  6. Será apresentada a tela Apuração de contas com códigos duplicados. Nas colunas Código da Conta no Período Atual e Código da Conta no Período Anterior serão listados os códigos repetidos. Anote os códigos duplicados e clique em Fechar;


Como criar as contas para ajustar os códigos duplicados


Para realizar o ajuste das contas é necessário criar uma nova conta no Plano de Contas. Para realizar a criação de uma nova conta, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Contábil;
  2. Clique na aba Declarações Digitais e na opção SPED ECD e FCONT
  3. Depois, clique na opção Configuração Registro I157;
  4. Informe a Empresa e o Período de geração da ECD;
  5. Clique na opção Plano de Contas e depois no botão Novo ;
  6. Preencha as informações da conta e em Tipo de Conta, marque a opção Analítica;
  7. Clique no botão Gravar.


Não é necessário criar uma nova conta para as Contas Sintéticas, pois o sistema permite que apenas seja alterado o código de chamada no seu cadastro. Nesse caso, abra o cadastro da Conta Sintética e altere o código de chamada da mesma. Mas atenção, não execute esse procedimento em Contas Analíticas





Como substituir o movimento entre as contas para ajustar os códigos duplicados


Após criar as contas é necessário levar o movimento da conta com o código duplicado para a nova conta criada no passo a passo anterior. Veja a seguir, como realizar o procedimento:

  1. Abra o sistema Contábil
  2. Acesse a aba Manutenção
  3. Clique na opção Substitui Contas
  4. Informe a Empresa e no campo Substituir de: informe a conta de origem e no campo Para: indique a conta de destino do movimento;
  5. Informe a opção Lote e/ou Período de Apuração (Deve corresponder todo o período que a conta recebeu lançamentos).
  6. Clique no botão Concluir.


Antes de realizar o procedimento acima, por segurança, realize um Backup. Em caso de dúvidas, clique aqui.

Utilizar o Substitui Contas em contas que possuem lançamentos gera diferenças de saldos e resultados. É recomendado refazer o Encerramento do Exercício após a alteração. Em caso de dúvidas, clique aqui

Qual é o motivo da ocorrência? Como verificar os códigos duplicados das contas no registro I157? Como criar as contas para ajustar os códigos duplicados? Como substituir o movimento entre as contas para ajustar os códigos duplicados?