Autor do artigo: Rodolpho.sup.pack
Como cadastrar empresa no Lalur/Lacs
- Para realizar o cadastro da empresa, a mesma deve estar no Wphd > Cadastro > Empresas > Abrir o cadastro da empresa > Complementar > Geral, no campo Tipo de calculo de IR, com a opção Lucro real marcada.
- Acesse o módulo Contábil > Livros e Relatórios > Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Configurações > Cadastro da empresa.
- Na tela que irá abrir clique na opção Nova vigência e informe o ano que está apurando e clique em Gravar.
- Informe o "Período de apuração" sendo eles anual ou trimestral.
informe a "Qualificação da pessoa jurídica" sendo PJ em geral ou Componente do sistema financeiro.
informe também no campo Alíquotas se a empresa irá Utilizar configurações gerais do módulo" ou Definir alíquotas para essa empresa. - Após caso deseja gerar a guia de IRPJ pelo sistema no campo Guia Darf irá informar os códigos conforme o cadastro feito no Wfiscal.
Em caso de dúvidas de como gerar a Guia Darf, Clique aqui.
No período de apuração o anual servirá para empresas que apuram o imposto nas modalidades de apuração mensal por estimativa ou com base no lucro real.
Como cadastrar alíquotas gerais
Para realizar o cadastro das Alíquotas gerais clique em Configurações > Alíquotas.
- Informe as alíquotas padrões para o cálculo do imposto de renda e da contribuição social, sendo elas:
IR - 15%
Adicional do imposto - 10%
CSLL - 9%.
Como cadastrar contas para o IR/CSLL pago por antecipação, Retenção e Provisão
Para vincular as contas de imposto pago por antecipação, retenção e provisão clique em Configurações > Contas.
- No campo Imposto pago por antecipação tanto para o imposto de renda quando para a Contribuição social, deverá informar uma conta patrimonial, visto que o campo puxa o saldo da conta no período informado.
- No campo de Retenções irá clicar na opção Vincular e assim informar a conta, após irá clicar em Editar, para informar o tipo de valor que será considerado pela conta sendo eles: Saldo, Movimento, Crédito ou Débito.
- No campo de Provisões irá clicar na opção Vincular e assim informar a conta, após irá clicar em Editar, para informar o tipo de valor que será considerado pela conta sendo eles: Saldo, Movimento, Crédito ou Débito.
No campo de Provisões a vinculação deve ser feita pelo valor de crédito ou débito, visto que a conta utilizada preferencialmente é a de despesa e a mesma na apuração do Lalur/Lacs ja está encerrada.
Como cadastrar conta para utilização na parte B
Para realizar o cadastro da conta a ser utilizada na parte B clique em Configurações > Contas parte B > Novo.
- Na tela de cadastro clique na lupa, assim o sistema irá apresentar o plano de contas vinculado a empresa para que escolha qual a conta irá utilizar.
- Após irá marcar a Utilização, podendo ter uma conta para o e outra para o Lacs ou mesmo uma conta para os dois processos.
- No campo de data inicial se a conta possui lançamentos anteriores deverá cadastrar com data anterior ao período que está apurando e assim informar o saldo inicial.
- Na parte de código padrão, estes códigos são disponibilizados pela receita federal para uso dos registros do M300 e M350, desta forma cada código padrão irá vincular a um tipo de linha para lançamento diferente, sendo que como padrão para lançamento de compensação utilizamos os códigos 1.000 para o Lalur e 1.003 para o Lacs.
A conta selecionada na configuração para a parte B não irá puxar valores da contabilidade.
Como lançar na Parte A
Com conta contábil
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção Parte A, após em Novo Lançamento > Com contá contábil".
- Irá informar a conta da contabilidade que irá utilizar valores constantes nela.
- Feito isso terá as opções de Definir relacionamento ECF para todos os lançamentos ( onde o sistema irá considerar o saldo constante na conta) ou Definir relacionamento ECF por lançamentos (onde irá vincular determinados lançamentos específicos). após irá clicar em gravar.
Sem relacionamento
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção Parte A, após em Novo Lançamento >>> Sem relacionamento.
Irá informar a data do lançamento e a descrição do mesmo. Após informe o relacionamento para o Lalur e/ou para o Lacs e por fim o valor.
O relacionamento a ser utilizado deve ser visto no manual do Sped ECF em Tabelas Dinâmicas e Planos de Contas Referenciais no registro M300 e M350 os relacionamentos que possuem o indicador de Relacionamento 4.
Como lançar na Parte B
Com reflexo na parte A
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na opção Parte B, após em Novo Lançamento > Com reflexo na parte A.
Então irá informar a conta que foi cadastrada na Parte B, informar o relacionamento, o valor do lançamento e se o mesmo é a Crédito ou a Débito e então gravar.
Os relacionamentos ECF irão ser apresentados conforme o código padrão da parte B informado no cadastro da conta.
Sem reflexo na parte A
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na opção Parte B, após em "Novo Lançamento > Sem reflexo na parte A.
- Então irá informar a data do lançamento, o valor e o indicador do lançamento, a conta da parte B que irá receber o valor e o histórico.
- Nos casos que o indicador do lançamento for Débito ou Crédito o campo Contrapartida será habilitado e assim deverá informar com uma conta da Parte B.
O indicador PF - Prejuízo do exercício será utilizado para lançar o prejuízo para o Lalur, já o indicador BC - Base de cálculo negativa da CSLL será utilizado para lançar o prejuízo para o Lacs.
Como lançar Dedução
No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.
- Irá verificar na tela que possui o título DEDUÇÕES, dessa forma pode lançar em qualquer uma das linhas antes da 20 que será entendio pelo sistema como dedução.
- Após lançar irá clicar em Processar para que o valor vá para o Cálculo do imposto.
Como lançar Retenção
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.
- Irá verificar na tela a linha a partir da 20, dessa forma pode lançar em qualquer uma delas que será entendio pelo sistema como retenção.
- Após lançar irá clicar em Processar para que o valor vá para o cálculo do imposto.
O lançamento da retenção é obrigatório para que o valor entre para o cálculo, visto que a vinculação da conta na configuração das contas, não faz com que o valor seja processado, assim necessitando do lançamento manual.
Como calcular o imposto com base na Receita Bruta
- No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.
- Assim no campo Tipo de apuração deverá estar com a opção IRPJ Mensal por estimativa.
- No quadro Base de cálculo a última opção é o campo Receita bruta, irá clicar no ícone do lápis ao lado e assim informar o valor para o cálculo com base na receita bruta.
O valor a ser informado, já deve estar com percentual de presunção aplicado, sendo eles para o IR 1,6%, 8%, 16% ou 32% e para CSLL 12% ou 32%.