Lalur / Lacs - Tudo o que você precisa saber sobre o livro de apuração do lucro real/contribuição social

Autor do artigo: Rodolpho.sup.pack

Como cadastrar empresa no Lalur/Lacs


  • Para realizar o cadastro da empresa, a mesma deve estar no Wphd > CadastroEmpresas > Abrir o cadastro da empresa > Complementar > Geral, no campo Tipo de calculo de IR, com a opção Lucro real marcada.

  • Acesse o módulo ContábilLivros e Relatórios > Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em ConfiguraçõesCadastro da empresa. 

  • Na tela que irá abrir clique na opção Nova vigência e informe o ano que está apurando e clique em Gravar.

  • Informe o "Período de apuração" sendo eles anual ou trimestral.

     informe a "Qualificação da pessoa jurídica" sendo PJ em geral ou Componente do sistema financeiro.

     informe também no campo Alíquotas se a empresa irá Utilizar  configurações gerais do módulo" ou Definir alíquotas para essa empresa.

  • Após caso deseja gerar a guia de IRPJ pelo sistema no campo Guia Darf irá informar os códigos conforme o cadastro feito no Wfiscal.

    Em caso de dúvidas de como gerar a Guia Darf, Clique aqui

No período de apuração o anual servirá para empresas que apuram o imposto nas modalidades de apuração mensal por estimativa ou com base no lucro real.

 





Como cadastrar alíquotas gerais


  • Para realizar o cadastro das Alíquotas gerais clique em Configurações > Alíquotas.

  • Informe as alíquotas padrões para o cálculo do imposto de renda e da contribuição social, sendo elas:
    IR - 15%
    Adicional do imposto - 10% 
    CSLL - 9%.

Como cadastrar contas para o IR/CSLL pago por antecipação, Retenção e Provisão


  • Para vincular as contas de imposto pago por antecipação, retençãoprovisão clique em Configurações > Contas.

  • No campo Imposto pago por antecipação tanto para o imposto de renda quando para a Contribuição social, deverá informar uma conta patrimonial, visto que o campo puxa o saldo da conta no período informado.
  • No campo de Retenções irá clicar na opção Vincular e assim informar a conta, após irá clicar em Editar, para informar o tipo de valor que será considerado pela conta sendo eles: Saldo, MovimentoCrédito ou Débito.
  • No campo de Provisões irá clicar na opção Vincular e assim informar a conta, após irá clicar em Editar, para informar o tipo de valor que será considerado pela conta sendo eles: Saldo, MovimentoCrédito ou Débito.

 

No campo de Provisões a vinculação deve ser feita pelo valor de crédito ou débito, visto que a conta utilizada preferencialmente é a de despesa e a mesma na apuração do Lalur/Lacs ja está encerrada.

 





Como cadastrar conta para utilização na parte B


  • Para realizar o cadastro da conta a ser utilizada na parte B clique em ConfiguraçõesContas parte B > Novo.

  • Na tela de cadastro clique na lupa, assim o sistema irá apresentar o plano de contas vinculado a empresa para que escolha qual a conta irá utilizar.
  • Após irá marcar a Utilização, podendo ter uma conta para o  e outra para o Lacs ou mesmo uma conta para os dois processos.
  • No campo de data inicial se a conta possui lançamentos anteriores deverá cadastrar com data anterior ao período que está apurando e assim informar o saldo inicial.
  • Na parte de código padrão, estes códigos são disponibilizados pela receita federal para uso dos registros do M300 e M350, desta forma cada código padrão irá vincular a um tipo de linha para lançamento diferente, sendo que como padrão para lançamento de compensação utilizamos os códigos 1.000 para o Lalur e 1.003 para o Lacs.

 

A conta selecionada na configuração para a parte B não irá puxar valores da contabilidade.

 

Como lançar na Parte A


Com conta contábil

  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção Parte A, após em Novo Lançamento > Com contá contábil".
  • Irá informar a conta da contabilidade que irá utilizar valores constantes nela.
  • Feito isso terá as opções de Definir relacionamento ECF para todos os lançamentos ( onde o sistema irá considerar o saldo constante na conta) ou Definir relacionamento ECF por lançamentos (onde irá vincular determinados lançamentos específicos). após irá clicar em gravar.

 

Sem relacionamento

  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção Parte A, após em Novo Lançamento >>> Sem relacionamento.

Irá informar a data do lançamento e a descrição do mesmo. Após informe o relacionamento para o Lalur e/ou para o Lacs e por fim o valor.

O relacionamento a ser utilizado deve ser visto no manual do Sped ECF em Tabelas Dinâmicas e Planos de Contas Referenciais no registro M300M350 os relacionamentos que possuem o indicador de Relacionamento 4.

 





Como lançar na Parte B


Com reflexo na parte A

  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na opção Parte B, após em Novo Lançamento > Com reflexo na parte A.

Então irá informar a conta que foi cadastrada na Parte B, informar o relacionamento, o valor do lançamento e se o mesmo é a Crédito ou a Débito e então gravar.

Os relacionamentos ECF irão ser apresentados conforme o código padrão da parte B informado no cadastro da conta.

 

Sem reflexo na parte A

  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na opção Parte B, após em "Novo Lançamento > Sem reflexo na parte A.
  • Então irá informar a data do lançamento, o valor e o indicador do lançamento, a conta da parte B que irá receber o valor e o histórico.
  • Nos casos que o indicador do lançamento for Débito ou Crédito o campo Contrapartida será habilitado e assim deverá informar com uma conta da Parte B.


O indicador PF - Prejuízo do exercício será utilizado para lançar o prejuízo para o Lalur, já o indicador BC - Base de cálculo negativa da CSLL será utilizado para lançar o prejuízo para o Lacs.

 

Como lançar Dedução


  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.

  • Irá verificar na tela que possui o título DEDUÇÕES, dessa forma pode lançar em qualquer uma das linhas antes da 20 que será entendio pelo sistema como dedução.
  • Após lançar irá clicar em Processar para que o valor vá para o Cálculo do imposto.





Como lançar Retenção


  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.
  • Irá verificar na tela a linha a partir da 20, dessa forma pode lançar em qualquer uma delas que será entendio pelo sistema como retenção.
  • Após lançar irá clicar em Processar para que o valor vá para o cálculo do imposto.


O lançamento da retenção é obrigatório para que o valor entre para o cálculo, visto que a vinculação da conta na configuração das contas, não faz com que o valor seja processado, assim necessitando do lançamento manual.

 

Como calcular o imposto com base na Receita Bruta


  • No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em Processar, feito isso irá clicar na aba Cálculo do imposto.
  • Assim no campo Tipo de apuração deverá estar com a opção IRPJ Mensal por estimativa.
  • No quadro Base de cálculo a última opção é o campo Receita bruta, irá clicar no ícone do lápis ao lado e assim informar o valor para o cálculo com base na receita bruta.


O valor a ser informado, já deve estar com percentual de presunção aplicado, sendo eles para o IR 1,6%, 8%, 16% ou 32% e para CSLL 12% ou 32%.

 



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