Lalur / Lacs - Lançamento de adições e exclusões

Cadastrar na Parte A

Os Lançamentos de Adições/Exclusões são cadastrados na parte A dentro do módulo Lalur/Lacs.


Com conta contábil

  1. No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em "Processar", feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção "Parte A", após em "Novo Lançamento >>> Com conta contábil".
  2. Irá informar a conta da contabilidade que irá utilizar valores constantes nela.
  3. Feito isso terá as opções de "Definir relacionamento ECF para todos os lançamentos" ( onde o sistema irá considerar o saldo constante na conta) ou "Definir relacionamento ECF por lançamentos" (onde irá vincular determinados lançamentos específicos).
  4. Após clique em gravar.


Sem relacionamento

  1. No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em "Processar", feito isso para lançar adição ou exclusão irá clicar na opção "Parte A", após em "Novo Lançamento >>> Sem relacionamento".
  2. Irá informar a data do lançamento e a descrição do mesmo. Após informe o relacionamento para o Lalur e/ou para o Lacs e por fim o valor.


O relacionamento a ser utilizado deve ser verificado em: http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644
Em Tabelas Dinâmicas e Planos de Contas Referenciais no registro M300 e M350 os relacionamentos que possuem o indicador de relacionamento 4

Como lançar na Parte B


Com reflexo na parte A

  1. No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em "Processar", feito isso irá clicar na opção "Parte B", após em "Novo Lançamento >>> Com reflexo na parte A".

Então irá informar a conta que foi cadastrada na Parte B, informar o relacionamento, o valor do lançamento e se o mesmo é a Crédito ou a Débito e então gravar.


Os relacionamentos ECF irão ser apresentados conforme o código padrão da parte B informado no cadastro da conta.

Sem reflexo na parte A

  1. No módulo Lalur/Lacs irá informar o código da empresa e o período de apuração, clicar em "Processar", feito isso irá clicar na opção "Parte B", após em "Novo Lançamento >>> Sem reflexo na parte A".
  2. Então irá informar a data do lançamento, o valor e o indicador do lançamento, a conta da parte B que irá receber o valor e o histórico.
  3. Nos casos que o indicador do lançamento for Débito ou Crédito o campo Contrapartida será habilitado e assim deverá informar com uma outra conta da Parte B.

O indicador PF - Prejuízo do exercício será utilizado para lançar o prejuízo para o Lalur, já o indicador BC - Base de cálculo negativa da CSLL será utilizado para lançar o prejuízo para o Lacs.

Processamento


Ao concluir os lançamentos na Parte A e(ou) B, deve retornar a tela principal do módulo Lalur/Lacs, e clicar em "Processar" para que atualize as informações.