DIRF Cartão - Tudo que você precisa saber sobre a DIRF Cartão
Dica criada por Yago.sup.pack com a colaboração da BiaRezende.sup.pack

DIRF Cartão


 DIRF Cartão é um módulo no sistema Contábil que buscará os informes de rendimentos direto dos sites das operadoras de cartão.

Ao final de cada ano, as operadoras disponibilizam o informe de rendimentos para as empresas, detalhando os rendimentos tributáveis de cada beneficiário junto a operadora. Com o DIRF Cartão, o sistema realiza as importações dos lançamentos direto do site, soma os valores de acordo com cada beneficiário e permite a conferência desses valores de forma simples. Após conferido e aprovado, é possível gerar o arquivo da DIRF para a importação em seu respectivo validador.

 No caso de Matriz e Filiais, ambas as empresas precisam ser cadastradas e o arquivo será transmitido pela Matriz, contendo as informações consolidadas de todas as filiais. Nesse caso, tanto o preenchimento quanto a transmissão da DIRF serão centralizados pela Matriz, não havendo a necessidade de cada Filial enviar o documento individualmente.

 

Prazo de Entrega

A DIRF 2024 relativa ao ano-calendário de 2023 deverá ser apresentada até o dia .

Atenção

A partir do ano-base 2024 não serão incluídas novas operadoras no módulo da DIRF Cartão



Acesso ao módulo


  1. Acesse o sistema Contábil;
  2. Clique em Declarações Digitais e depois em DIRF Cartão.

Cadastro de Estabelecimento


  1. Clique em Novo estabelecimento;
  2. Informe a Empresa e em seguida a Operadora;
  3. Preencha os Dados do Estabelecimento;
  4. Clique em Gravar.

Atenção

Essas informações deverão ser as mesmas que o cliente utiliza para acessar o site da operadora de cartão.

Sincronismo


Após realizar os cadastros, será realizado o sincronismo com a operadora. Os status poderão ser visualizados conforme abaixo:

  • Dados baixados: Informações já foram baixadas do site da operadora;
  • Dados inválidos: Quando os dados do estabelecimento não estão corretas como, por exemplo, usuário e senha;
  • Sincronizar: Quando o sistema está buscando as informações do site da operadora;
  • Pendente: Quando as informações ainda não foram totalmente baixadas, por exemplo, devido a uma falha na comunicação com o site da operadora.

Conferindo as informações baixadas


Clique duas vezes sobre a empresa para conferir as informações baixadas.


As informações relacionadas aos Rendimentos e ao Imposto de Renda de cada período serão apresentadas mensalmente.

É possível agrupar as informações por Estabelecimento ou Por Beneficiário.

  • Por estabelecimento: serão apresentadas as informações conforme a operadora;
  • Por beneficiário: serão apresentadas as informações por beneficiário e o valor de cada um.


Geração do Arquivo


  1. Selecione a Empresa  na tela principal do módulo;
  2. Verifique o Ano Base, no canto superior direito da tela;
  3. Clique em Gerar a DIRF
  4. Preencha o caminho de geração do arquivo;
  5. Se for realizada a geração para matriz e filiais, a opção consolidada deverá ser marcada;
  6. Clique em Gerar. 


  • Ao selecionar a Matriz, o sistema verifica as empresas que trabalham com o mesmo Plano de Contas e tem a mesma Raiz do CNPJ e sugere ao usuário a marcação das filiais para o envio Consolidado.

Validação do Arquivo


Para saber como validar o arquivo da DIRF Cartão, clique aqui.