O que é o Sincronismo ?
Ao realizar o cadastro do Sincronismo e configurar trechos das descrições dos lançamentos como referência, o sistema irá comparar o histórico do lançamento contábil com a descrição do lançamento na conta.
Sendo assim, o Sincronismo será utilizado para configurações predefinidas ao importar o extrato e poderá Lançar, Conciliar ou Desprezar os lançamento na conta.
Conciliar
Ao configurar o Sincronismo marcando a opção de Conciliar, quando importar o extrato bancário será feita a conciliação dos lançamentos com o histórico cadastrado.
Ou seja, o sistema irá conciliar os lançamentos já realizados na contabilidade com os lançamentos do extrato bancário.
Para utilizar a configuração Conciliar é necessário que o Sincronismo possua o mesmo histórico do Extrato Bancário.
Além disso, é necessário que já tenha o movimento contábil lançado no sistema.
Para realizar o cadastro do Sincronismo marcando a opção de Conciliar, siga o passo a passo:
- Acesse a opção Arquivos, no menu superior;
- Clique em Tabelas e em seguida em Sincronismo;
- Informe o código do banco utilizado pela empresa;
- Clique em Novo Cadastro;
Informe o Histórico de acordo com o Histórico do Extrato Bancário;
Poderá ser verificado através do identificador <MEMO>, dentro do arquivo do extrato bancário.
- Selecione a opção Conciliar no campo Quando encontrar, o que fazer?;
- Informe o Histórico do Lançamento Contábil;
- Informe a Posição Inicial (Pos. Inicial) e Posição Final (Pos. Final) em que o histórico será reconhecido;
- Clique em Gravar.
Se em Arquivos - Configurações para Conciliação já estiver configurado a opção Data, não será necessário configurar o Sincronismo para Conciliar.
A opção de Data já irá realizar a conciliação do movimento contábil existente.
Desprezar
Ao configurar o Sincronismo marcando a opção de Desprezar, quando importar o extrato bancário o histórico cadastrado no sincronismo será desprezado e não importará para a contabilidade.
Para realizar o cadastro do Sincronismo marcando a opção de Desprezar, siga o passo a passo:
- Acesse a opção Arquivos, no menu superior;
- Clique em Tabelas e em seguida em Sincronismo;
- Informe o código do banco utilizado pela empresa;
- Clique em Novo Cadastro;
Informe o Histórico de acordo com o Histórico do Extrato Bancário;
Poderá ser verificado através do identificador <MEMO>, dentro do arquivo do extrato bancário.
- Selecione a opção Desprezar no campo Quando encontrar, o que fazer?;
- Clique em Gravar.