Como utilizar Centros de Custo no sistema Contábil

O que é o Centro de Custos?


O Centro de Custos na contabilidade é uma ferramenta gerencial poderosa que permite à empresa ter uma visão mais detalhada de onde seus recursos estão sendo gastos (ou gerados) dentro de sua estrutura. Ele é considerado um departamento ou área específica em uma empresa, onde os gastos são agrupados e monitorados. É como se fosse uma 'caixinha' onde são colocadas todas as Receitas ou Despesas relacionadas ao setor. Sua idéia principal é a análise dos fluxos de entrada e saída de recursos financeiros.

É nas contas de Receita e Despesa que o centro de custo tem sua maior e mais direta influência. Ele permite que a empresa saiba:

  • De onde vêm as receitas: Qual departamento, produto ou projeto está gerando mais faturamento.

  • Para onde vai o dinheiro: Qual departamento, projeto ou área está consumindo mais recursos.

Contas Patrimoniais (Ativo e Passivo): São contas permanentes por tanto é menos comum o uso de centro de custo, pois seus saldos não são zerados no encerramento do exercício.



1° Passo: Criação do Centros de Custo


Para realizar a criação dos Centros de Custo, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema WPHD (Alterdatapack);
  2. Clique na aba Cadastro e em seguida na opção Centro de Custos;
  3. Clique no botão Novo Cadastro e em seguida informe o Código/Nome e a Classificação Interna;
  4. Clique em Gravar.





2° Passo: Criação do Plano de Centros de Custo


 Para criação do Plano de Centros de Custo, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema WPHD(Alterdatapack);
  2. Clique na aba Cadastros e depois em Centro de custo
  3. Depois, clique na opção Centro de Custos e no botão Novo
  4. Preencha as informações de cadastro, marcando em Tipo do Centro de Custo a opção Analítico ou Sintético;
  5. Clique em Gravar




O Plano de Centro de Custos é semelhante ao Plano de Contas, composto por níveis sintéticos e analíticos.

3° Passo: Habilitar empresa para trabalhar com Centros de Custo


Para habilitar as empresas para trabalhar com Centros de Custo, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema WPHD (Alterdatapack);
  2. Clique na aba Cadastros e em seguida na opção Empresas;
  3. Clique sobre o cadastro da empresa, na aba Complementar e em Informações para o Contábil;
  4. Marque a opção Centro de Custos e clique em Gravar





4° Passo: Informar Centros de Custo no cadastro da empresa no Contábil


Para informar o Centro de Custo no cadastro da empresa no Contábil, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Contábil;
  2. Clique na aba Cadastros e em seguida na opção Empresas
  3. Clique sobre o cadastro da empresa e informe o código do Centro de Custos criado na etapa 1 no campo Plano de Centro de Custos
  4. Clique em Gravar

5° Passo: Como fazer lançamentos com Centros de Custo


O centro de custo é uma dimensão adicional que você associa a um lançamento contábil.

Com tudo configurado, você pode fazer os Lançamentos Contábeis informando o Centro de Custos, conforme demonstrado a seguir: 

  1. Acesse o sistema Contábil

  2. Clique na aba Lançamentos e em seguida na opção Novos

  3. Informe a Empresa e clique no botão OK

  4. Clique no botão Novo e preencha os campos de Data, Valor, conta Devedora e Credora;

  5. Clique no ícone do Centros de custo para informar o percentual/valor.

      Exemplo de Lançamento: Pagamento de aluguel.

  • Débito: Despesas com Aluguel (conta de resultado - despesa)

  • Crédito: Banco (conta patrimonial - ativo)

  • Centro de Custo: Administração ou Contabilidade




6° Passo: Como cadastrar Rateio Automático


No Rateio Automático, será informado o percentual para cada Centro de Custo, garantindo que a soma seja 100%

  1. No sistema contábil, acesse Cadastros.

  2. Selecione Rateio Automático, após em Novo informe o código e Descrição.

  3. Selecione o Rateio Automático, siga para Rateios - Novo.

  4. Informe o Plano de Centro de custo, após escolha o centro de custo informe o percentual para o rateio automático, Gravar.

  5. Pronto! Seu rateio estará pronto para inserir no lançamento a seguir.

7° Passo: Como fazer lançamentos com Rateio automático


O Rateio automático, é utilizado quando um lançamento precisa ser dividido entre vários Centros de Custo.

  1. No sistema contábil, acesse Lançamentos - Novo / Abrir.

  2. Selecione a empresa, após indique o lançamento.

  3. No ícone de centro de custo - carregue a tela para preenchimento do Rateio.

  4. Informe o rateio automático - os dados serão carregados conforme cadastro anterior.

  • Exemplo com Rateio: Uma conta de Aluguel (resultado - Despesa) de R$ 15.000,00 que serve tanto para administração quanto para a contabilidade.

    • Débito: Despesas com Aluguel - R$15.000,00

    • Crédito: Banco - R$ 15.000,00

    • Rateio de Centro de Custo:

      • R$ 7.500,00 para Centro de Custo: Administração

      • R$ 7.500,00 para Centro de Custo: contabilidade

Contas Patrimoniais (Ativo e Passivo), por serem permanentes, mantêm seus saldos de um exercício para o outro. Consequentemente, a associação do centro de custo a essas contas também permanece ativa. Ao utilizar centro de custo nessas contas seu encerramento deverá ser feito de forma manual.