Como importar lançamentos para o sistema contábil em excel

 

 


Importar planilha em Excel (.xls)


Para realizar a importação do Arquivo Excel, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Contábil;

  2. Clique na aba Lançamentos e depois na opção Importação Financeira(texto ou planilha);

  3. Selecione a Empresa e informe o tipo de importação Criar novo Lote ou Importar em lote já existente.

  4. No campo Leiaute de Importação clique na lupa e selecione Importação Personalizada - Excel;

  5. No campo Arquivo a ser importado clique na lupa e localize o seu arquivo Excel;

  6. Clique em Concluir e o sistema começará a importar o movimento, após o término abra o lote criado com a descrição informada e confira os lançamentos.


Para baixar o modelo de planilha padrão, clique aqui.



Modelo Padrão: O arquivo deve seguir a ordem das colunas do modelo padrão, mesmo que os nomes das colunas não sejam obrigatoriamente iguais. É importante que ele siga a ordenação das colunas.

Importação Personalizada: Se optar por usar um arquivo personalizado, garanta que ele contenha todas as colunas obrigatórias e siga a estrutura correta conforme mostrado no vídeo ou no passo a passo abaixo.





Como configurar o Leiaute de importação - Parte 1


Caso opte por não usar o leiaute Importação Personalizada - Excel e o modelo de planilha disponibilizado na dica, o sistema permite configurar um leiaute que se adapta ao seu modelo de planilha. Para realizar a configuração do leiaute, siga o passo a passo abaixo:

  1. No campo Leiaute de Importação, clique no botão Edição.
  2. Em seguida, clique no botão Novo.
  3. Preencha o campo Nome e clique em Gravar.
  4. Clique no botão Opções e selecione Configurar.
  5. Escolha a opção Excel e localize o arquivo Excel que será importado.
  6. Em Formato de dados, marque as opções que correspondem ao seu modelo de planilha e clique em Avançar.


No campo Primeira linha, informe a linha do arquivo onde o sistema deverá começar a importar os dados. Caso as colunas do arquivo contenham títulos, essa linha não deve ser incluída na importação.

Em seguida, defina o formato do ano dos lançamentos. Se a sua planilha utiliza anos com 4 dígitos, marque a opção Ano 4 Dígitos.


Como configurar o Leiaute de importação - Parte 2


Será necessário associar as colunas do arquivo às opções de importação disponíveis no sistema.

  1. Na tela Visualizar arquivo, associe as colunas do arquivo Excel aos respectivos campos. Após concluir as associações, clique em Avançar e, em seguida, em OK.
  2. Retorne ao campo Leiaute de Importação, clique na lupa e selecione o modelo criado.
  3. No campo Arquivo a ser importado, clique na lupa e localize o arquivo Excel correspondente.
  4. Por fim, clique em Concluir para finalizar a importação.


Os campos a serem associados no arquivo Excel são: CodLancamentoAutomatico, ContaDebito, ContaCredito, DataLancamento, CodHistorico, CodCentroCustoDebito, CodCentroCustoCredito, NrDocumento e ComplementoHistorico.

 


Configuração quando há Lançamento automático


Para que o arquivo xls seja importado corretamente, caso tenha informado a coluna de lançamento automático, esta deverá conter a quantidade de 'zeros' dos lançamentos automáticos do sistema contábil.

  1. Certifique-se de que a coluna de lançamentos automáticos no arquivo XLS contém a quantidade exata de zeros correspondente aos lançamentos automáticos configurados no sistema contábil.
  2. Abra o arquivo XLS que deseja importar.
  3. Localize a coluna de lançamentos automáticos.
  4. Clique com o botão direito do mouse sobre a coluna e selecione a opção Formatar Célula.
  5. Na janela que abrir, vá até a seção Categoria e selecione a opção Texto.
  6. Salve o arquivo após ajustar a configuração.


Com essa configuração, o sistema irá manter todos os dígitos, incluindo os zeros à esquerda, e importá-los corretamente.