BACEN - Tudo que você precisa saber sobre BACEN

Tudo que você precisa saber sobre o BACEN


Empresas como consórcios e agências de previdência privada são obrigadas a prestar contas ao Banco Central do Brasil (BACEN) mensal e trimestralmente. Para isso, devem enviar relatórios financeiros em formatos específicos estabelecidos pelo BACEN. O processo pode ser trabalhoso, pois muitas dessas empresas precisam elaborar balancetes detalhados e convertê-los para o formato de arquivo exigido pelo Banco Central, como arquivos de texto (TXT).

 

A Alterdata oferece o módulo Kit BACEN no software de Contabilidade Alterdata, que contém os dois principais layouts exigidos pelo Banco Central, o COS 4010 e COS 4016.

  • COS 4010: Este layout é utilizado para a geração do balancete e deve ser enviado mensalmente ao Banco Central.
  • COS 4016: Este layout corresponde ao balanço patrimonial e é requerido trimestralmente pelo Banco Central.

 

O módulo Kit BACEN facilita a conformidade com essas exigências, automatizando a geração dos arquivos nos formatos corretos.



Configurações no WPHD


Para gerar o arquivo corretamente, é necessário informar a classificação externa das contas. Essa classificação deve ser aplicada apenas às contas sintéticas. É a partir dessas contas sintéticas que os dados e saldos são exportados para o arquivo do Banco Central. Para entender a estrutura correta da classificação, você deve consultar o plano de contas correspondente à atuação da empresa disponível no site do Banco Central.

Siga o passo a passo abaixo para preencher a classificação externa:

  1. Acesse o sistema WPHD.
  2. Vá para a aba Cadastros.
  3. Selecione Plano de Contas.
  4. Escolha o plano de contas desejado e clique na aba Contas para visualizar o plano de contas.
  5. Na aba Principal, encontre o campo Classificação Externa e preencha o registro conforme necessário.


A opção 'Bacen' no cadastro da conta será ativada somente se todas as contas sintéticas relacionadas ao seu grupo também tiverem a opção 'Bacen' selecionada.




Integração BACEN


Para garantir que o sistema reconheça corretamente as contas no módulo BACEN, é necessário realizar a configuração adequada no plano de contas. Siga o passo a passo abaixo:

 

  1. Configuração das Contas Sintéticas:
  • Acesse o Plano de Contas no sistema.
  • Selecione a conta sintética desejada e clique duas vezes para abrir o cadastro da conta.
  • Na aba superior, localize o campo Integração.
  • Marque a opção BACEN e, se necessário, informe o Tipo de Conta.

    

      2. Configuração das Contas Analíticas:

  • Ainda na aba Integração, para as contas analíticas, há um parâmetro adicional a ser configurado (Realizável/Exigível).
    Esse parâmetro refere-se aos realizáveis até 90 dias e após 90 dias. É essencial informar quais contas possuem essas características antes de gerar os relatórios.

Assegure-se de completar essas configurações para que o sistema possa reconhecer e processar as contas corretamente no módulo BACEN.
Verifique regularmente as configurações para garantir que estão atualizadas e em conformidade com as exigências.

 







Classificações dos Totalizadores


Para assegurar que a classificação externa dos níveis totalizadores do Ativo e Passivo esteja corretamente configurada no sistema WPHD, siga as instruções abaixo:

 

  1. Acesse o Sistema WPHD.
  2. No menu principal, selecione a aba Cadastros.
  3. Clique duas vezes no Plano de Contas para abrir o cadastro correspondente.
  4. Dentro do Plano de Contas, vá para a aba Integração.
  5. Se necessário, preencha o campo com o Nome da Unidade.
  6. No campo BACEN, insira a classificação externa para os níveis Totalizadores do Ativo e Passivo.
  7. Para concluir, clique em Gravar para salvar as alterações.

 

Certifique-se de inserir as classificações externas corretas para evitar problemas na integração e geração dos relatórios.



Geração do Arquivo BACEN


Para gerar o arquivo BACEN, siga estes passos:

 

  1. Acesse o Sistema Contábil.
  2. Navegue até a aba Declarações Digitais.
  3. Selecione o módulo BACEN.
  4. Informe a Empresa para a qual o arquivo será gerado.
  5. Na próxima tela, defina o Período de geração do arquivo.
  6. Escolha o tipo de documento a ser gerado (4010 ou 4016). Se necessário, marque a opção "Arquivos de Substituição".
  7. No campo final, informe o Diretório onde o arquivo TXT será salvo.

 

Os encerramentos da empresa devem ser realizados semestralmente.






Realizável e Exigível


Após a conclusão da geração do arquivo, o sistema carregará as contas do plano de contas e seus respectivos saldos. Em seguida, você será apresentado a uma tela para informar os saldos que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Realizável até 90 dias: São ativos que a empresa espera converter em dinheiro ou liquidar dentro dos próximos 90 dias. Exemplos incluem contas a receber de curto prazo e estoques que serão vendidos rapidamente.
  • Realizável após 90 dias: São ativos que a empresa espera converter em dinheiro ou liquidar após mais de 90 dias. Exemplos incluem contas a receber de longo prazo e investimentos que não serão convertidos em dinheiro no curto prazo.

Depois de configurar os lançamentos nas categorias apropriadas, clique em Concluir para gerar o arquivo no diretório configurado.