O eReinf foi projetado para simplificar a gestão de retenções de cartão de crédito no contexto do Registro de Informações Fiscais e Previdenciárias (REINF). Diante da complexidade do processamento de dados de cartão de crédito, o recurso automatiza a interpretação de PDFs de operadoras de cartão, transformando-os em dados prontos para o sistema Escrita Fiscal.
O recurso oferece três maneiras flexíveis de lidar com esses dados:
Automatização direto do sistema: se você enviar seus documentos diretamente pelo eContador, o recurso eReinf já entenderá automaticamente e encaminhará para processamento. É simples e eficaz.
Através do UpDocs: se você preferir salvar os documentos na pasta do UpDocs, não se preocupe. O recurso detectará automaticamente os arquivos, facilitando o processo de envio e garantindo que nada seja deixado para trás.
Envio Manual: para ainda mais controle, você tem a opção de carregar os relatórios manualmente fazendo uma Nova Importação. É uma alternativa útil para casos especiais e oferece flexibilidade completa.
Observação: é importante ressaltar que os arquivos que lidos são informes de rendimentos gerados nos sites das operadoras de cartão de crédito. Nestes sites, existem diversos tipos de relatórios, e o eReinf foi projetado especificamente para extrair informações dos informes de rendimentos, simplificando assim a gestão fiscal.
Nesta documentação, você terá acesso a orientações detalhadas que abrangem desde a importação inicial de lançamentos até a aplicação de filtros e uma variedade de outras ações essenciais para otimizar seu processo de trabalho.
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Modelos de Informes de Rendimentos reconhecidos
Nova Importação
- No menu do eContador, acesse a aba Escrita Fiscal.
- Clique em eReinf.
- Selecione .
- Em Selecionar arquivo, insira o arquivo em formato
.PDF
para extrair as informações. - Clique em Salvar.
Informação: caso algum campo não tenha sido importado automaticamente, como, por exemplo, a Empresa, você pode selecioná-la manualmente. No entanto, é importante observar que se os dados, forem identificados automaticamente no arquivo, não é possível alterá-los.
Campo “Competência”: após a importação bem-sucedida, os valores da competência do mês anterior serão automaticamente carregados para o sistema. No entanto, é importante destacar que você tem a flexibilidade de alterar essa competência para outra, desde que esta seja anterior ao mês atual e contenha dados no arquivo que foi importado.
Imagine que estamos atualmente em setembro e você acaba de importar um arquivo. Automaticamente, os valores relativos a agosto serão mapeados e exibidos. No entanto, se o arquivo possuir dados de janeiro a setembro, você terá a opção de selecionar qualquer competência entre janeiro e agosto, permitindo uma visualização e análise flexível dos dados.
Filtrar Informes
- No menu do eContador, acesse a aba Escrita Fiscal.
- Clique em eReinf.
- Selecione a Empresa.
- Informe o Período inicial e Período final da importação.
- Clique em Filtrar.
Ações do Informe
- Filtre o informe.
- No canto direito do informe, clique nos três pontos
- Clique em Editar.
- Realize as alterações necessárias.
Clique em Salvar.
Considerações:
- A edição de informes é possível apenas nos status A concluirou Aguardando envio.
- Você pode editar a Empresa se não identificada na importação.
- A Operadora pode ser editada a qualquer momento.
- O campo Competência não pode ser alterado.
- Clique em Visualizar.
- Realize a consulta.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Clique em Enviar para Escrita Fiscal.
Dica: gostaria de enviar vários informes de uma só vez? Utilize a opção Enviar selecionado(s).
- Selecione os informes que deseja enviar em bloco. Caso selecione o checkbox ao lado do campo Status, serão marcados para envio todos os informes listados.
- Clique em Enviar selecionados(s).
Informação: só é possível enviar informes com o status Aguardando envio.
Status do Informe
Conheça os status dos informes importados.
1 - A concluir
Estes informes aguardam a sua intervenção para serem finalizados e conferidos. Estão prontos para ajustes finais ou verificações necessárias antes de serem integrados com o Escrita Fiscal.
2 - Aguardando envio
Estes informes aguardam o envio para o Escrita Fiscal e ficam salvos com todos os dados preenchidos. O status permanece inalterado até que você os envie para o sistema.
3 - Enviado
Estes informes já foram enviados e estão prontos para integração com o Escrita Fiscal. Tratam-se de informes que você solicitou a integração com o sistema.
4 - Concluído
Esses informes já foram totalmente integrados ao Escrita Fiscal, o que significa que os dados dos informes foram devidamente incorporados ao sistema.