O eLegalize é a ferramenta no eContador para gerenciar processos de legalização de negócios de forma estruturada e centralizada. Permite criar processos definindo fluxo, prazos e detalhes do negócio, monitorar o andamento via cards e filtros de status (como A fazer, Atrasados, Concluídos, etc.), e executar ações diretas tanto no nível do processo quanto em suas fases (concluir, paralisar, transferir responsável, editar), otimizando o acompanhamento e controle de cada etapa.



Cards



Este card mostra a quantidade de processos que estão aguardando a inserção ou atualização de dados necessários para o seu prosseguimento. O status Aguardando dados indica que o processo ou uma de suas fases está bloqueado devido à falta de informações cruciais. A progressão do processo só será possível após a disponibilização dos dados pendentes, que geralmente requerem ação do usuário ou de terceiros.


Este card totaliza os processos ou fases de processos que estão em um ponto de verificação e aguardam a validação ou aprovação por parte do usuário responsável. O status A conferir sinaliza que uma etapa foi concluída e os resultados necessitam de revisão humana antes que o processo possa avançar para as próximas fases. A ação do usuário (conferência e aprovação/rejeição) é necessária para liberar o processo.


Este card totaliza o número de processos que estão ativos e dentro do prazo esperado para conclusão. Um processo é classificado como A fazer quando a data definida no campo Qual a expectativa de conclusão do processo? é igual ou posterior à data atual. Este status indica os processos que estão seguindo o cronograma planejado e requerem acompanhamento contínuo para garantir a entrega dentro do prazo.



Este card exibe a contagem de processos cujo prazo esperado para conclusão foi excedido. Um processo é classificado como Atrasado quando a data informada no campo Qual a expectativa de conclusão do processo? é anterior à data atual. Este status sinaliza processos críticos que requerem atenção imediata e ações corretivas para serem retomados e concluídos o mais rápido possível.


Este card totaliza os processos que foram temporariamente interrompidos. O status Paralisado é aplicado a processos que, por algum motivo (interno ou externo), precisam ter seu andamento suspenso. Ao paralisar um processo, é definida uma data de retorno, a partir da qual o processo retornará automaticamente ao seu status anterior ou poderá ser reativado manualmente. Este card permite visualizar e gerenciar os processos que se encontram neste estado de espera controlada.



Este card apresenta o total de processos que foram finalizados e encerrados no sistema. Um processo é classificado como Concluído quando todas as suas etapas foram completadas e ele foi marcado como concluído. Este status indica que o processo foi entregue com sucesso e não requer mais ações ativas, embora seus detalhes permaneçam acessíveis para consulta.


Filtrar Processos


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Informe o Nome do negócio.
  4. Selecione o Intervalo.
  5. Marque o(s) Status do(s) processo(s).
  6. Clique em Filtro avançado.
    1. Informe o Período inicial e o Período final da Data de conclusão.
  7. Clique em Filtrar.


Novo Processo de Negócio


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Clique em + Novo processo > + Cadastrar Negócio.
    1. Selecione o fluxo do processo.
    2. Informe a data esperada para a conclusão do processo.
    3. Informe o Nome do negócio.
    4. Informe os Detalhes sobre o negócio.
    5. Informe o Nome, E-mail e WhatsAPP do contato.
    1. Informe o Nome fantasia.
    2. Indique 3 sugestões de nomes para a empresa.
    3. Informe o Endereço da empresa.
    4. Informe Quantos sócios a empresa possui, o valor do capital social e a estimativa de faturamento mensal.
    5. Clique em + Adicionar sócio, para adicionar os sócios da empresa.
    6. Anexe uma cópia do(s) documento(s).
  4. Clique em Cadastrar.


Criar Formulários Personalizados


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Clique em + Novo processo > + Cadastro de formulários > + Novo formulário.
  4. Selecione o formulário que quer personalizar.
  5. Faça as personalizações desejadas.

    Dicas de como personalizar


    Mover uma pergunta: clique no = acima da pergunta e arraste para o lugar que deseja mover.

    Tornar o preenchimento de uma pergunta obrigatório: na pergunta desejada, marque a opção Obrigatória, no canto inferior direito da pergunta.

    Adicionar pergunta: clique no (+) no lado direito da tela.

  6. Clique em Cadastrar.


Visualizar Formulários


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Clique em + Novo processo > + Cadastro de formulários.
  4. Clique em  Mais ações no formulário que deseja visualizar.
  5. Clique em Visualizar.


Editar Formulários


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Clique em + Novo processo > + Cadastro de formulários.
  4. Clique em  Mais ações no formulário que deseja editar.
  5. Clique em Editar.
  6. Realize as alterações necessárias.
  7. Clique em Salvar.


Excluir Formulários


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Clique em + Novo processo > + Cadastro de formulários.
  4. Clique em  Mais ações no formulário que deseja excluir.
  5. Clique em Excluir.
  6. Confirme a exclusão.

    Aviso

    Os formulários padrão do sistema não podem ser excluídos.


Mais Ações de Processos


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Localize o processo que quer configurar.
  4. Clique em Mais ações.
  5. Selecione a ação conforme o necessário:

Concluir processo


Ao clicar em  Concluir, você deve confirmar a conclusão do processo, o que fará com que o processo e as fases correspondentes a este negócio também sejam concluídas.

Excluir processo 


Ao clicar em  Excluir, você deve confirmar a exclusão do processo, o que fará com que processo, a tarefa e as fases correspondentes a este negócio também sejam excluídas.

Transferir responsável pelo processo


Ao clicar em Transferir, selecione o Novo responsável pela tarefa que, ao clicar em Confirmar, passará a ser a pessoa responsável pelo processo.

Editar processo 


Clique em  Editar para fazer as alterações necessárias.

Paralisar processo 


Ao clicar em Paralisar, o processo será paralisado até a data de retorno para o controle do negócio que você informar.

Enviar formulário do processo 

 
Clique em Enviar formulário para que o formulário do processo seja enviado por e-mail e WhatsApp para a pessoa de contato da abertura do negócio relacionado.

Pelo menu Mais ações também é possível Reenviar e Visualizar o formulário dos processos que estão com o status  , e só Reenviar o formulário no caso dos processos que estão com o status  .

Ao Reenviar um formulário com status , é possível inclusive adicionar instruções para o cliente em texto, para que ele receba e consiga visualizá-las no topo do próprio formulário.

check mark button Exemplo de informação a ser passada no reenvio: "Cliente, envie os anexos dos documentos no formulário, por gentileza."



Mais Ações de Fases do Processo


  1. Na tela principal do eContador, clique em eTarefas na barra de navegação.
  2. Clique em eLegalize.
  3. Localize o processo que deseja configurar uma fase específica.
  4. Abra o processo, clicando na  seta ao lado dele.
  5. Clique em Mais ações, na fase desejada.
  6. Selecione a ação conforme o necessário:

Concluir fase


Ao clicar em  Concluir fase, você deve confirmar a conclusão do fase. Ao confirmar, a fase será concluída e o processo passará automaticamente para a próxima fase. Caso não haja uma próxima fase, o processo será Concluído.
Após concluir uma fase, é possível reabri-la caso necessário. Basta acessar Mais ações >  Reabrir fase.

Transferir fase


Ao clicar em Transferir, selecione o Novo responsável pela fase que, ao clicar em Confirmar, passará a ser a pessoa responsável por ela.

Paralisar fase


Ao clicar em Paralisar fase, fase será paralisada até a data de retorno para o controle da fase que você informar.
Após isso, o status da fase ficará definido como Paralisado, e para voltar para o status anterior, você deve clicar em Mais ações >  Continuar fase.