No recurso Documentos Gerais, é possível visualizar as informações de todos os documentos recebidos, além das ações que podem ser realizadas para cada documento.

 

Novo Documento


  1. Clique na aba Documentos, no menu do eContador.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Clique em Novo Documento.

  4. Preencha os campos conforme necessidade.

  5. Clique em Salvar.

Somente os usuários do tipo oposto ao que está realizando a criação do atendimento receberão a notificação da inclusão de um novo documento. Por exemplo: um cliente adiciona o documento, somente o Contador receberá a notificação e vice-versa. 


Filtrar Documento


  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.

  3. (Opcional) Realize a seleção dos campos para consulta.
  4. Descreva no campo de pesquisa, uma informação referente ao documento.

    Dica:

    Clique na opção Filtro Avançado para definir filtros de busca mais específicos e encontrar o documento com mais facilidade.

  5. Clique em Filtrar.


Visualizar informações do Documento


Utilize esta opção para visualizar as informações do documento sem a necessidade de baixá-lo.

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Clique em Visualizar, ao lado do documento.
  5. (Opcional) Faça o download dos aquivos.

    Você pode baixar o arquivo selecionado ou todos os arquivos (imagens em geral e PDF) anexos. Ao posicionar o mouse sobre o arquivo, poderá baixar ou visualizar o arquivo.

  6. Clique em Voltar para fechar a visualização.


Enviar Documento


É possível enviar documentos de duas formas:

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Clique em Mais Ações.
  5. Clique em Compartilhar, ao lado do documento.
  6. Descreva o nome do destinatário.
  7. Informe o e-mail da pessoa que receberá o documento.
  8. Clique em Enviar.
  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Marque os documentos a serem enviados.
  5. Clique em Reenviar Selecionado(s).
  6. (Opcional) Marque a opção Enviar as notificações aglutinadas em um único e-mail para informar o e-mail que receberá as notificações.
  7. Confirme o envio.


Baixar Documento


É possível baixar documentos de duas formas:

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Clique em Mais Ações.
  5. Clique em Download ao lado do documento.
  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Marque os documentos a serem baixados.
  5. Clique em Download Selecionado(s).


Excluir Documento


É possível excluir documentos de duas formas:

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Clique em Mais Ações.
  5. Clique em Excluir ao lado do documento.
  6. Descreva o motivo da exclusão.
  7. Confirme a exclusão.
  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Marque os documentos a serem excluídos.
  5. Descreva o motivo da exclusão.
  6. Confirme a exclusão.


Documentos A Concluir


Na aba A concluir do recurso Documentos Gerais, você consegue consultar, enviar manualmente e excluir os Grupo de Envios.

Consultar Grupo de Envio

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Na aba A concluir, consulte o grupo de envio.
  5. (Opcional) Clique em ao lado do grupo de envio para consultar mais informações dele.

    Documentos enviados ficarão com status Concluído e os que faltam para fechar o grupo estarão como Pendente.


Enviar Grupo de Envio Manualmente

Nesta opção, você pode enviar manualmente o grupo de envio mesmo com documentos com status ‘A Concluir’.

Você configurou 10 empresas para enviar de forma unificada a folha de pagamento + a guia DARF de recolhimento de IR, porém, no mês 08/2022 a terceira empresa não possui DARF IR, pois, o valor da guia ficou inferior a R$ 10,00 e com isso o valor deverá ser aglutinado e recolhido em uma próxima guia. Neste caso, você pode enviar o grupo de envio manualmente para encaminhar todas as guias de uma vez.

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Na aba A concluir, localize o grupo de envio que deseja enviar manualmente.
  5. Clique em Enviar.

    Os documentos não integrados para a empresa na referência informada não serão adicionados ao Grupo de envio.

  6. Confirme o envio manual.


Excluir Grupo de Envio

Nesta opção, você pode excluir um grupo de envio eventualmente duplicado ou enviado por engano que esteja no status ‘A Concluir’.

  1. No menu do eContador, clique na aba Documentos.
  2. Clique em Documentos Gerais.
  3. Filtre o documento.
  4. Na aba A concluir, localize o grupo de envio que deseja excluir.
  5. Na coluna Ações, clique em Excluir.

    Os documentos pertencentes ao grupo que já foram enviados não poderão ser recuperados novamente.

  6. Confirme a exclusão.