O eReinf foi projetado para simplificar a gestão de retenções de cartão de crédito no contexto do Registro de Informações Fiscais e Previdenciárias (REINF). Diante da complexidade do processamento de dados de cartão de crédito, o recurso automatiza a interpretação de PDFs de operadoras de cartão, transformando-os em dados prontos para o sistema Escrita Fiscal.

O recurso oferece três maneiras flexíveis de lidar com esses dados:

  • Automatização direto do sistema: se você enviar seus documentos diretamente pelo eContador, o recurso eReinf já entenderá automaticamente e encaminhará para processamento. É simples e eficaz.

  • Através do UpDocs: se você preferir salvar os documentos na pasta do UpDocs, não se preocupe. O recurso detectará automaticamente os arquivos, facilitando o processo de envio e garantindo que nada seja deixado para trás.

  • Envio Manual: para ainda mais controle, você tem a opção de carregar os relatórios manualmente fazendo uma Nova Importação. É uma alternativa útil para casos especiais e oferece flexibilidade completa.

Observação: é importante ressaltar que os arquivos que lidos são informes de rendimentos gerados nos sites das operadoras de cartão de crédito. Nestes sites, existem diversos tipos de relatórios, e o eReinf foi projetado especificamente para extrair informações dos informes de rendimentos, simplificando assim a gestão fiscal.

Nesta documentação, você terá acesso a orientações detalhadas que abrangem desde a importação inicial de lançamentos até a aplicação de filtros e uma variedade de outras ações essenciais para otimizar seu processo de trabalho.




Vídeo de Introdução ao eReinf


Modelos de Informes de Rendimentos reconhecidos

Nova Importação


  1. No menu do eContador, acesse a aba Escrita Fiscal.
  2. Clique em eReinf.
  3. Selecione Nova importação.
  4. Em Selecionar arquivo, insira o arquivo em formato .PDF para extrair as informações.
  5. Clique em Salvar.


Informação: caso algum campo não tenha sido importado automaticamente, como, por exemplo, a Empresa, você pode selecioná-la manualmente. No entanto, é importante observar que se os dados, forem identificados automaticamente no arquivo, não é possível alterá-los.


(seleção) Campo “Competência”: após a importação bem-sucedida, os valores da competência do mês anterior serão automaticamente carregados para o sistema. No entanto, é importante destacar que você tem a flexibilidade de alterar essa competência para outra, desde que esta seja anterior ao mês atual e contenha dados no arquivo que foi importado.

Exemplo prático

Imagine que estamos atualmente em setembro e você acaba de importar um arquivo. Automaticamente, os valores relativos a agosto serão mapeados e exibidos. No entanto, se o arquivo possuir dados de janeiro a setembro, você terá a opção de selecionar qualquer competência entre janeiro e agosto, permitindo uma visualização e análise flexível dos dados.


Filtrar Informes


  1. No menu do eContador, acesse a aba Escrita Fiscal.
  2. Clique em eReinf.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Informe o Período inicial Período final da importação.
  5. Clique em Filtrar.


Ações do Informe


  1. Filtre o informe.
  2. No canto direito do informe, clique nos três pontos e selecione a ação desejada:

Editar

    1. Clique em Editar Editar.
    2. Realize as alterações necessárias.
    3. Clique em Salvar.

      Considerações:

      • A edição de informes é possível apenas nos status A concluirA concluirou Aguardando envioAguardando envio.
      • Você pode editar a Empresa se não identificada na importação.
      • A Operadora pode ser editada a qualquer momento.
      • O campo Competência não pode ser alterado.

Visualizar

    1. Clique em Visualizar Visualizar.
    2. Realize a consulta.

Excluir

    1. Clique em Excluir Excluir.
    2. Confirme a exclusão.

Enviar para Escrita Fiscal

Encaminhe para o Escrita Fiscal as informações extraídas  na importação.

    1. Clique em Enviar para Escrita Fiscal Enviar para Escrita Fiscal.

      Dica: gostaria de enviar vários informes de uma só vez? Utilize a opção Enviar selecionado(s).

      1. Selecione  os informes que deseja enviar em bloco. Caso selecione o checkbox ao lado do campo Status, serão marcados para envio todos os informes listados.
      2. Clique em Enviar selecionados(s).

      (informação) Informação: só é possível enviar informes com o status Aguardando envioAguardando envio.



Status do Informe


Conheça os status dos informes importados.

1 - A concluirA concluir


Estes informes aguardam a sua intervenção para serem finalizados e conferidos. Estão prontos para ajustes finais ou verificações necessárias antes de serem integrados com o Escrita Fiscal.

2 - Aguardando envioAguardando envio  


Estes informes aguardam o envio para o Escrita Fiscal e ficam salvos com todos os dados preenchidos. O status permanece inalterado até que você os envie para o sistema.

3 - EnviadoEnviado   


Estes informes já foram enviados e estão prontos para integração com o Escrita Fiscal. Tratam-se de informes que você solicitou a integração com o sistema.

4 - ConcluídoConcluído   


Esses informes já foram totalmente integrados ao Escrita Fiscal, o que significa que os dados dos informes foram devidamente incorporados ao sistema.

Gliffy Macro Error

Cannot find a diagram with these parameters:

  • Name: status_eEscriture