Com o eEscriture, você pode simplificar a importação de Extratos Bancários, que são previamente mapeados pelo sistema. O recurso de reconhecimento de PDF identifica automaticamente as informações essenciais.

Esses dados são então apresentados como lançamentos, permitindo que você atribua as contas apropriadas e, posteriormente, integre perfeitamente esses detalhes ao sistema Contábil. Além da capacidade de realizar importações, você pode filtrar os lançamentos para facilitar a gestão e realizar uma série de ações, como enviar os registros para a contabilidade e exportá-los como arquivos .xls.

Nesta documentação, você encontrará orientações sobre como fazer tudo isso!


Nova Importação


Aprenda a importar e extrair lançamentos contábeis no eContador.

  1. No menu do eContador, acesse a aba Contabilidade.
  2. Clique em eEscriture.
  3. Clique no botão Nova importação.
  4. Em Selecionar arquivo, insira o arquivo para extrair os lançamentos.
  5. Informe a Empresa e o número da Conta contábil.

    Empresa: os lançamentos listados no arquivo serão adicionados à empresa selecionada e usados para preencher automaticamente as contas de débito e crédito em futuras importações.

    Conta contábil: é o número do seu plano de contas que pode ser usado para facilitar o preenchimento das contas de débito e crédito extraídas.

  6. (Opcional) Marque a opção Escrituração por lançamento modelo para informar o lançamento automático do Contábil previamente configurado.
  7. Clique em Aplicar aos lançamentos.
  8. Na lista de lançamentos extraídos, preencha os valores de Débito Crédito faltantes.

  9. (Opcional) Habilite a opção Filtrar apenas contas/lançamentos em branco para que o sistema retorne, na listagem, apenas os históricos que ainda não possuem suas devidas contas preenchidas.

    (ideia) Sugestão: você pode escolher quais lançamentos deseja replicar as informações das contas:

    Replicar (com o botão de alternância habilitado): replica automaticamente as informações das contas para todos os lançamentos com a mesma descrição.

    Não Replicar (com o botão de alternância desabilitado): as informações não serão replicadas para o lançamento; as contas podem ser inseridas manualmente.

  10. Clique em Salvar.


Filtrar Lançamentos 


  1. No menu do eContador, acesse a aba Contabilidade.
  2. Clique em eEscriture.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Informe o Período inicial Período final do lançamento.
  5. Clique em Filtrar.


Ações do Lançamento


  1. Filtre o lançamento.
  2. No canto direito do lançamento, clique nos três pontos  e selecione a ação desejada:

Editar

    1. Clique emEditar.
    2. Realize as alterações necessárias.
    3. Clique em Salvar.

Excluir

    1. Clique emExcluir.
    2. Confirme a exclusão.

Enviar para Contabilidade

Encaminhe para a contabilidade os lançamentos extraídos na importação.

    1. Clique em Enviar para Contabilidade.

      Informações:

      Só é possível enviar lançamentos com o status Aguardando envio.

      Além disso, certifique-se de preencher as contas de débito e crédito nos lançamentos; caso contrário, eles não serão enviados à contabilidade.

Exportar em *.XLS

    1. Clique emExportar em *.XLS.

      Dica: após o download ser realizado, você pode alterar o status do lançamento para Concluído.



Status do Lançamento


Conheça os status do lançamentos importados.

1 - A concluir


Lançamentos que necessitam da intervenção do usuário para serem finalizados e/ou conferidos.

2 - Aguardando envio  


Lançamentos aguardando serem enviados para a contabilidade.

3 - Enviado  


Lançamentos enviados para a contabilidade, prontos para integração com o sistema Contábil Alterdata.

4 - Concluído  


Lançamentos integrados com o Contábil Alterdata.

status_eEscriture