Essa mensagem pode ser facilmente resolvida verificando algumas informações simples.
1️⃣ - O serviço do PostgreSQL está ativo e aceitando conexões?
O backup estabelece uma conexão com a banco de dados para fazer o backup. Uma forma de testar isso é confirmar se o PgAdmin conecta ao banco e aparece a base de dados que está cadastrada para fazer o backup.
2️⃣ - Verifique se os dados de conexão ao banco de dados estão corretos.
Essa verificação é feita dentro do Alterdata Backup em GERAL >> Configurar Base de Dados
O que preciso verificar??
- Host: nome ou ip do servidor que o Postgres está instalado;
- Porta: porta que o serviço do Postgres está rodando. Esta informação pode ser conferida no arquivo 'postgresql.conf';
- Usuário: não é uma regra, pode ser o usuário postgres como o usuário ALTERDATA_ADMIN.
- Senha: senha do usuário informado. Na dúvida, apague e digite a senha novamente 😉
- Nome da Base: Quando a base de dados informada não existir, ao abrir a tela já vai solicitar que selecione a base correta.
Algumas dicas básicas sobre conexão ao banco.
→ Liberação de portas do Postgres no firewall do Windows ou algum outro que esteja sendo usado.
→ Configurações do Postgres de conexão via rede já realizadas. (pg_hba.conf e postgresql.conf)