Essa mensagem pode ser facilmente resolvida verificando algumas informações simples.


1️⃣ - O serviço do PostgreSQL está ativo e aceitando conexões?

O backup estabelece uma conexão com a banco de dados para fazer o backup. Uma forma de testar isso é confirmar se o PgAdmin conecta ao banco e aparece a base de dados que está cadastrada para fazer o backup. 


2️⃣ - Verifique se os dados de conexão ao banco de dados estão corretos. 

Essa verificação é feita dentro do Alterdata Backup em GERAL >> Configurar Base de Dados

O que preciso verificar??

  • Host: nome ou ip do servidor que o Postgres está instalado;
  • Porta: porta que o serviço do Postgres está rodando. Esta informação pode ser conferida no arquivo 'postgresql.conf';
  • Usuário: não é uma regra, pode ser o usuário postgres como o usuário ALTERDATA_ADMIN.
  • Senha: senha do usuário informado. Na dúvida, apague e digite a senha novamente 😉
  • Nome da Base: Quando a base de dados informada não existir, ao abrir a tela já vai solicitar que selecione a base correta. 


Algumas dicas básicas sobre conexão ao banco. 
→ Liberação de portas do Postgres no firewall do Windows ou algum outro que esteja sendo usado. 
→ Configurações do Postgres de conexão via rede já realizadas. (pg_hba.conf e postgresql.conf)